obituário

Morreu dona de casa Iracema Alberto Fruet

Fotos: Arquivo Pessoal


Aos 81 anos, Iracema Alberto Fruet tinha como característica mais marcante a solidariedade. Ela estava sempre pronta para ajudar amigos, familiares e quem mais precisasse. Descrita pela família como uma mulher alegre e batalhadora, ela não media esforços para fazer o bem. Iracema era mãe de Teresinha, 58, Celso, 57, Fátima, 56, João, 54, e Isolina Maria Alberto Fruet, 50, e participou ativamente das vidas de todos eles. De acordo com a caçula, a dona de casa estudava para ensinar as tarefas da escola para os filhos, já que valorizava a educação e sonhava em vê-los todos formados. 

- A mãe foi até na defesa do meu mestrado. Ela ficou muito emocionada, chorou e, no final, foi agraciada com o cumprimento da minha banca - recorda Isolina, acrescentando que a mãe conseguiu realizar o desejo de ver todos os filhos concluírem o Ensino Superior.

Iracema foi casada por 59 anos com Antonio Portela Fruet, 84, e a relação era um dos grandes orgulhos da vida dela. Os dois, que sempre foram muito cúmplices, conheceram-se ainda em Tupanciretã, cidade onde a dona de casa nasceu. O marido era de Júlio de Castilhos. Depois que tiveram os filhos, eles se mudaram com a família para Santa Maria.

A filha diz que Iracema adorava a cozinha e era muito habilidosa para fazer salgados, bolos, tortas e doces em geral. Aos domingos, era o churrasco acompanhado de maionese caseira e um doce de sobremesa o que ocupava a mesa durante os encontros com os filhos.

Ainda conforme a filha Isolina, quando visitava a mãe, era sempre recebida com chimarrão e muitos quitutes.

A idosa também adorava visitar os netos e filhos. Muito agitada, Iracema raramente fica parada e sempre arrumava algo para fazer.

- Quando eu não ia à casa dela depois da aula, ela me ligava e perguntava porquê eu não havia passado lá. A vó estava sempre me esperando com uma canjica. Por eu ser a única neta que morou a vida toda em Santa Maria, estava sempre indo para a casa dela, para ver como estava. em muitas noites, eu dormia lá. Nós dividíamos a mesma cama - conta a neta Gabriela Guarenti Fruet, 19 anos.

Iracema também costumava frequentar o grupo de ginástica da Igreja Nossa Senhora do Rosário e ia a todas as festas que as idosas produziam, inclusive, nas que eram à fantasia.

À família, Iracema deixa o ensinamento de sempre batalhar e nunca se acomodar e de correr atrás dos sonhos e desejos. Muito protetora e zelosa, Isolina conta que a mãe se importava muito com todos os familiares e com o bem estar de todos.

Iracema ficou duas semanas internada no Hospital da Guarnição de Santa Maria em decorrência de um tumor no sistema nervoso central. Ela faleceu em 8 de maio e foi sepultada no dia seguinte, às 14h, no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria.

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO

Funerária São Martinho 

04/06
Maria Ironi de Souza de Mattos, aos 67 anos, foi sepultada no Cemitério São José, em Santa Maria
Marilaine Frigo Busnelo, aos 50 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

05/06
Luis Reni Rossine de Barcelos, aos 53 anos, foi sepultado no Cemitério São José, em Santa Maria 

06/06
Analia Bordin de Freitas, aos 85 anos, foi sepultada no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria
Luiz Carlos Pedroso, aos 73 anos, foi sepultado no Cemitério Municipal, em Uruguaiana
Adalgiza Flores Soares, aos 94 anos, foi sepultada no Cemitério Municipal, em Santana do Livramento 

08/06
Padre Reneu Pegoraro Stefanello, aos 70 anos, foi sepultado no Cemitério Palotino, em Vale Veneto, na Quarta Colônia 
Beloni Fátima Visentini, aos 61 anos, foi sepultada no Cemitério Val Feltrina, em Silveira Martins 

09/06
Araci Carvalho Quinhones, aos 83 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 
João Vitor da Costa Lopes, aos 18 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu dona de casa Maria Francisca Cavalheiro dos Santos Anterior

Morreu dona de casa Maria Francisca Cavalheiro dos Santos

Morreu comerciante Clarindo da Silva Severo Próximo

Morreu comerciante Clarindo da Silva Severo